O seguimento e avaliação (S &A) de Programas e Compactos, põe em prática o princípio do foco em resultados, um dos princípios fundamentais no qual o Millennium Challenge Corporation (MCC) foi fundado. Esta componente se integra em todo o ciclo de vida de um Compacto, desde a sua concepção, implementação e pós-implementação.
O S&A e suas ferramentas reflectem um compromisso de utilização de métodos tecnicamente rigorosos, sistemáticos e transparentes de projectar, acompanhar e avaliar os impactos de seus programas. Em conjunto com a transparência, o M&E constitui a pedra angular da filosofia do MCC de prestação de contas e disseminação de lições aprendidas.
O seguimento é a recolha sistemática e contínua de dados, sobre indicadores específicos que fornecem indicações sobre o progresso em direcção aos objectivos traçados e à obtenção de resultados intermediários ao longo da implementação dos projectos.
Embora o seguimento seja necessário para a gestão do programa, não é suficiente para avaliar os resultados finais.
O MCC defende, portanto, o uso de diferentes tipos de Avaliação, como ferramentas complementares, para melhor compreensão da eficácia de seus programas.
A Avaliação é o objectivo final da sistematização dos dados de implementação e dos resultados de um programa ou projecto. Por isso, o MCC empenha-se em fazer avaliações rigorosas como garantia, a fim de compreender os impactos de seus programas nos resultados esperados e para avaliar a relação custo-eficácia.
Durante a fase de implementação do Compacto será desenvolvido um Quadro Lógico dos objectivos, um Plano de Seguimento e Avaliação onde estão descritas as estratégias e os procedimentos de seguimento e avaliação que resultam na tabela de indicadores com os valores referência e metas para os indicadores que permitem medir o progresso dos projectos ao longo 5 anos de implementação do Compacto.

FaLang translation system by Faboba